AERO Magazine
Busca

6° Informativo Abear

Abear emitiu novo comunicado sobre a situação dos voos no Rio Grande do Sul

A Abear atualizou a situação dos voos das companhias aéreas no estado gaúcho


Companhias aéreas estão ampliando o número de voos para cidades próximas às que foram afetadas pelas chuvas - BSB Airport
Companhias aéreas estão ampliando o número de voos para cidades próximas às que foram afetadas pelas chuvas - BSB Airport

Em um sexto comunicado sobre a situação dos voos no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (8), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas anunciou uma colaboração intensiva com a Agência Nacional de Aviação Civil, o Ministério de Portos e Aeroportos e concessionárias aéreas para redefinir a malha aérea.

Esta medida busca minimizar as consequências do fechamento do aeroporto Salgado Filho (POA), em Porto Alegre, provocado pelas intensas chuvas que afetaram a região.

Expansão de voos para cidades próximas

Para mitigar os impactos nas rotinas dos passageiros, as companhias aéreas estão ampliando as operações para municípios próximos às áreas mais afetadas, garantindo acesso alternativo à capital e às regiões inundadas. Dentre as cidades com aumento no número de voos estão Santa Maria (RIA), Santo Ângelo (GEL), Uruguaiana (URG), Caxias do Sul (CXJ), Passo Fundo (PFB) e Pelotas (PET), no estado gaúcho, além de Chapecó (XAP), Jaguaruna (JJG) e Florianópolis (FLN), em Santa Catarina.

Ações humanitárias coordenadas pela Força Aérea Brasileira

Em resposta à crise, a Abear destacou o engajamento das empresas aéreas em ações humanitárias, sob a coordenação da Força Aérea Brasileira (FAB). Estas ações incluem o transporte de profissionais de saúde e a entrega de doações essenciais às comunidades mais atingidas pelas enchentes.

Flexibilização nas regras de remarcação e reembolso

A entidade também informou sobre a flexibilização das políticas de remarcação e reembolso para voos originados ou destinados a POA. A medida visa facilitar o planejamento de viagens para os passageiros afetados pelos temporais. Eles estão sendo aconselhados a entrar em contato direto com as companhias aéreas.

Por Micael Rocha
Publicado em 08/05/2024, às 20h33


Mais Notícias